Digite o código para ir direto ao produto

ITS

ITS---1

Vivemos em um cenário de constante evolução tecnológica onde, a cada dia, novas soluções são desenvolvidas para atender novos serviços principalmente para as rodovias.

Serviços on-line como call box, radares, câmeras, pedágios, dentre outros, necessitam estar interconectados de forma rápida, segura e confiável. Esta interconexão é para que a concessionária responsável pela rodovia tenha maior controle sobre o tráfego de veículos e pessoas em toda sua operação, podendo assim garantir um serviço melhor para seus usuários.

Para assegurar a confiabilidade e futuras necessidades são aplicadas as redes ópticas, tipo PON (Passive Optical Network). Este tipo de tecnologia elimina todos os equipamentos ativos que seriam utilizados no meio da rede para o transporte de dados. Do ponto de vista gerencial e operacional, isto elimina a necessidade de configuração e manutenção de ativos, além de gerar uma grande redução de pontos de falha na rede, tornando-a mais segura e confiável.

A Furukawa desenvolveu uma solução completa de produtos, desde os equipamentos ativos da central, passando por todos os elementos passivos até o equipamento ativo padrão industrial localizado no ponto final da rede. Referente ao ponto de gerencia da rede, os equipamentos EPON (OLTs - Optical Line Terminals) permitem trafegar dados na rede em até 1,25 Gbps no upstream e 1,25 Gbps no downstream. A OLT realiza todo o controle dos equipamentos localizados nos pontos finais da rede (ONUs - Optical Line Units) de forma centralizada. Na rede óptica passiva são inseridos os cabos de fibra óptica e acessórios como splitters, caixas de emenda/acesso, conectores.

O principal fator de uma rede PON é utilizar uma fibra óptica que pode ser utilizada em até 64 pontos/usuários por meio de splitters ópticos, melhorando assim a utilização dos recursos implantados na rede. Os splitters são utilizados na central de gerência, nas caixas de distribuição ou acesso.

No ponto final da rede PON está localizado a ONU (Optical Network Unit) tipo industrial, desenvolvida exclusivamente para aplicações em ambientes com temperaturas elevadas e que não possuem um fornecimento de energia abundante. As ONUs Industriais Furukawa possuem uma resistência maior a temperaturas, através da funcionalidade "Power Saving Mode" ou "Sleep Mode".
Esta função permite que a ONU desligue partes de seu circuito elétrico temporariamente para reduzir o consumo de energia.

Solução EPON e suas vantagens

- Ótima relação custo e benefício: Esse sistema otimiza a ocupação das fibras na rede óptica, possibilitando um investimento menor através da liberação gradativa de fibras para futuros serviços.
- Tecnologia aberta: Aplicações e serviços que não requerem hardware ou soluções proprietárias. A topologia de rede óptica passiva é baseada na tecnologia de acesso EPON ? IEEE 802.3ah e outras como protocolo IP e redes Ethernet.
- Fácil expansão e integração: O uso da tecnologia EPON permite a comunicação de forma mais confiável entre as diversas aplicações conectadas à rede.
- Eficiência energética: Baixo consumo de energia em aplicações específicas,
como telefones de emergência / call box.
- Monitoramento: Integração total com os sistemas de câmeras de monitoramento, radares de velocidade, contagem de veículos, painéis de mensagem variável, praças de pedágio, etc.

ITS---2