Digite o código para ir direto ao produto

Notícia

Solução Furukawa facilita instalação de rede em cooperativa de crédito no Paraná

11/11/2016

laserway

Sicoob Norte do Paraná adotou Laserway ao mudar sua sede administrativa para prédio que faz parte da história de Londrina.

São Paulo, 08 de novembro de 2016 - Quando decidiu mudar sua sede administrativa, localizada em Londrina, para novas instalações, a cooperativa de crédito Sicoob Norte do Paraná encontrou um desafio: instalar uma infraestrutura de rede adequada às suas necessidades de comunicação em um prédio construído na década de 1940, que apresentava diversas limitações. Esse foi um dos principais motivos que levou a empresa a adotar a solução Laserway da Furukawa, apresentada pela DN Conectividade, solution provider da marca que atua em Londrina.

“A instalação de uma estrutura de rede convencional no prédio era muito complicada e exigia várias adaptações”, afirma Edson Domingos, gerente de TI do Sicoob Norte do Paraná. “Além disso, tínhamos um prazo muito curto para a implantação dessa rede, pois a mudança já tinha data marcada”, acrescenta.

Com a solução Laserway, a instalação foi feita em apenas três semanas - na tecnologia convencional (LAN switches e cabling), são necessárias no mínimo seis semanas. Isso porque a solução da Furukawa é baseada na tecnologia de redes ópticas passivas (GPON - Gigabit Passive Optical Network) e utiliza equipamentos, fibras ópticas e acessórios otimizados, que permitem reduzir significativamente o tempo de instalação e ativação. Com uma única fibra óptica (monomodo), é possível prover serviços para dezenas de usuários, o que implica também redução da infraestrutura de rede necessária (canaletas, dutos, aterramentos especiais etc).

 “Como utiliza apenas um cabo de fibra óptica, a solução Laserway permitiu instalar a rede de comunicação junto com a instalação elétrica e de ar condicionado, economizando tempo e espaço”, explica Domingos. “Além disso, a manutenção é reduzida e a solução ainda oferece gerenciamento completo da rede”, enfatiza.

 Cilio Valença Júnior, da DN Conectividade, observa que, além da transmissão de dados, a rede de comunicação corporativa implementada no Sicoob Norte do Paraná integra também telefonia convencional e IP e CFTV. A integração desses sistemas ao Laserway foi feita pela DN, com o apoio da Furukawa -o fornecimento da solução ficou sob a responsabilidade da Delta Cable, distribuidora envolvida no projeto. “Para o usuário, a migração para a nova tecnologia foi transparente”, diz Valença.

 A solução Laserway já está em operação nas novas instalações da unidade administrativa do Sicoob Norte do Paraná - um prédio de 2.500 metros quadrados, com dois andares, onde também funciona uma agência (ponto de atendimento). O gerente de TI revela que a intenção, a médio prazo, é estender o uso da solução Furukawa também para as agências mais próximas a esse prédio - a cooperativa tem 22 pontos de atendimento em sua área de atuação, que abrange outras cidades do norte do Paraná. “A inovação tem um forte apelo em nossa empresa, que procura sempre investir em novas tecnologias”, ressalta.

0 Comentários

Comentar