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Rodovias do Tietê implanta rede de 360 km


A Rodovias do Tietê, concessionária que administra 400 km de estradas no interior de São Paulo, está implantando uma rede de fibra óptica com tecnologia GPON – rede óptica passiva Gigabit, da Furukawa. A infraestrutura vai cobrir 360 km da concessão, deixando de lado somente as alças de acesso ( que somam os 40 km restantes), e passa por 24 municípios. São três dutos, sendo que apenas um será utilizado; os outros ficarão disponíveis para locação. Os investimentos somam R$ 30 milhões e também incluem a ativação de vários equipamentos, que estão concentrados no projeto Sistema de Rodovia Inteligente.

Além de fornecer os cabos e equipamentos ópticos, a Furukawa participou do desenvolvimento do projeto, que adota uma topologia de divisores ópticos desbalanceados. “Esse tipo de rede diminui a quantidade de fibras ópticas, em comparação a uma arquitetura óptica convencional com conexões ponto a ponto”, explica Cláudio Rissardi, gestor de automação e manutenção da Rodovias do Tietê.

A obra está avançada. No início de março, haviam 120 km de dutos instalados. A meta da empresa é ter a rede ativada até o final do primeiro semestre de 2011. Dois tipos de cabos ópticos de 12 fibras estão sendo adotados: os enterrados, com proteção contra roedores, e aéreos, com modelos espinados em cordoalha de ferro. Dez fibras ópticas são usadas; as outras duas servirão de redundância. Com essa rede, a concessionária aposenta a utilização de alternativas para a captação de dados de seus equipamentos, caso da infraestrutura de transmissão móvel de dados, serviço que compra das operadoras de telefonia celular.

A planta será um meio físico de interligação dos sistemas já existentes e de ativação de novos dispositivos que a concessionária quer colocar em ação. Com ela, a Rodovias do Tietê interliga as informações de 59 câmeras e de dez painéis de orientação aos usuários. O sistema vai ainda integrar os telefones de emergência (call boxes), além dos radares de fiscalização de velocidade e dos sensores de monitoramento de tráfego. As balanças de pesagem, os pedágios e os postos de atendimento também passam a ser monitorados, em tempo real, pelo CCO – Centro de Controle de Operações.

 

Fonte: Revista RTI – Junho 2011

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