Digite o código para ir direto ao produto



Rede da Comgás é certificada pelo Projeto IT Green da Furukawa


A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) é a maior distribuidora de gás natural canalizado do país e responsável por 30% da venda de gás natural no mercado brasileiro. Com mais de seis mil quilômetros de rede em 68 cidades, levando gás natural para mais de 950 mil consumidores nos segmentos comercial, industrial, residencial, automotivo (GNV), cogeração e termogeração, a área de concessão da Comgás abriga um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do país e abrange 177 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, da Região Administrativa de Campinas, da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. A Comgás é controlada pela Integral Investments, que tem como acionistas principais o Grupo British Gas, com 83,5% de participação acionária, e o Grupo Shell, com 16,5% das ações. 

Para atender e agilizar toda a comunicação de dados e a troca de informações entre os quase mil colaboradores diretos da companhia em dois sites - o Centro Operacional da Região Metropolitana de São Paulo (CORMSP), no Brás, que concentra prédios tombados pelo patrimônico histórico nacional, e o da Vila Olímpia, ambos na capital paulista, a Comgás utiliza já há seis anos as modernas tecnologias de cabeamento estruturado da Furukawa na sua infraestrutura de acesso. Hoje, no total, já são mais de 5 mil pontos de acesso em Categoria 6 Furukawa, instalados em todo o complexo tecnológico da Comgás, que também comanda diversas bases de atendimento de emergência e manutenção de gás natural. 

Ampliação da Rede – Com objetivo de integrar algumas áreas estratégicas e reduzir custos operacionais, parte do corpo de funcionários da Comgás na Vila Olímpia mudou, recentemente, para o site do Brás. Para isso, a Comgás precisou realizar um novo projeto de ampliação da sua rede de comunicações. A migração não podia interromper os serviços prestados pela companhia. “Organizamos tudo em dois meses e mudamos no final de semana, sem prejudicar a operação. Sem dúvida, o maior ganho que tivemos foi a sinergia que alcançamos para áreas estratégicas da empresa, mas do ponto de vista tecnológico, mativemos padrão de qualidade e segurança que temos comprovado em uma relação de anos com a Furukawa como parceira”, diz Evandro Kanyuk, analista de Telecom da Comgás. 

De acordo com o Engº André Luiz Denis, sócio-diretor da AJCNET, integrador autorizado Furukawa e responsável pelo projeto e execução da obra, foram instalados nesse retrofit 600 novos pontos de acesso em Categoria 6 – todos acompanhando a rede, que já está preparada para VoIP (Voz over Internet Protocol). “Houve também ampliação do backbone óptico para integração dos novos pontos. Usamos a tecnologia GigaLan, da Linha Premium da Furukawa, para manter a velocidade de 1Gbps”, informa o André. 

Descarte Consciente – A Comgás é uma companhia que prima pela preservação do Meio Ambiente e nisso, também a parceria com a Furukawa dá certo. Cerca de 30 km de cabo CAT.6 retirados do site da Vila Olímpia foram inseridos no Programa IT Green da Furukawa, que aproveita as matérias primas que compõe o cabeamento para reciclagem e uso por outras indústrias. A obra da Comgás recebeu o “Selo Verde” do fabricante. Ao todo, com o reaproveitamento dos 30 km de cabos e acessórios, houve uma redução de extração de 1.4 tonelada de cobre da natureza, 134 toneladas de minério de ferro, 705 kg de outros materiais não recicláveis e uma redução de 13.480 kWh em gastos com energia elétrica, o suficiente para alimentar 90 residências durante um mês. 

“Temos a cultura de preservação do Meio Ambiente muito forte na empresa, até porque trabalhamos com gás natural e sabemos a importância de reduzir a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Mas levar essa consciência para a área de TI, fazendo com que todos entendam como o reaproveitamento das matérias primas usadas nas telecomunicações podem ajudar outras indústrias e o planeta, é muito importante. São pequenas atitudes que fazem uma diferença significativa”, conclui Evandro Kanyuk. 

Para a Furukawa, a certificação “Green IT” para esta obra da Comgás é mais uma prova de que o trabalho colaborativo de conscientização e responsabilidade ambiental dá certo. “O programa, que era conhecido pelas operadoras de telecomunicações, foi ampliado para o segmento de cabeamento estruturado e hoje abrange todos os clientes da Furukawa em projetos de substituição de cabeamento realizados pelos integradores credenciados”, explica Helio Durigan, diretor de Engenharia da Furukawa. 

Segundo ele, cabos e acessórios, de gerações anteriores, possuem em sua composição PVC (cloreto de polivinila), PE (polietileno) e metais pesados como chumbo, cobre e cádmio. Quando descartados sem o devido tratamento, ou mesmo queimados, estes componentes, reconhecidamente nocivos, são liberados contaminando o ar e o solo. “Pelo programa Green IT a Furukawa coleta esses materiais após sua retirada pelos integradores. Tudo é acondicionado em embalagens especiais que são transportadas por empresas especializadas e entregues em outras empresas de reciclagem homologadas, que por fim transformam lixo em matéria prima para outras indústrias”, observa Durigan. 

A Furukawa também garante que os novos produtos instalados na Comgás e em todos os seus clientes já estão livres de componentes nocivos, pois atualmente tudo o que é fabricado pela indústria está de acordo com a diretiva européia RoHS. 

Soluções utilizadas nesse projeto

  • ENTERPRISE
    ENTERPRISE

    Flexibilidade. Um sistema de cabeamento estruturado para edifícios corporativos que permite o crescimento dinâmico dos sistemas e espaços.

Outros Projetos

  • Centro de Eventos FIERGS moderniza rede com Laserway Furukawa Veja mais

    Centro de Eventos FIERGS moderniza rede com Laserway Furukawa

    Centro de Eventos da Federação das Indústrias do RS garante segurança no acesso à Internet para 12 mil usuários simultaneamente e reduz custos com energia capaz de abastecer 92 residências/mês

  • Localiza: a maior rede de aluguel de carros do Brasil investe em Call Center de pura tecnologia Veja mais

  • Pfizer: fábrica de Guarulhos investe em IT Green Veja mais

    Projeto desenvolvido e implementado pela Added é inovador dentro da companhia e reduziu em cerca de 75% os chamados para problemas de rede

  • Rede Furukawa garante sucesso da operação FutebolCard Veja mais

    Com a tecnologia do fabricante, que provê segurança e disponibilidade para o tráfego de dados, torcedores têm entrada garantida aos campos de futebol com cartão de crédito como ingresso.

  • Royal Palm Plaza Resort Soluções Cinco Estrelas Veja mais

    Os hotéis de luxo no Brasil investem em infraestrutura.

  • Colégio Dante Alighieri moderniza sua infraestrutura de comunicação Veja mais

    Com tecnologias avançadas da marca Furukawa, nova rede de acesso à informação com backbone óptico a 10Gbps atende mais de seis mil alunos, professores, pais e colaboradores administrativos diariamente

  • Nova rede de comunicação da Honda é Furukawa Veja mais

    Fabricante do setor automotivo investe em moderno sistema de alta velocidade da sua nova unidade em São Paulo, hoje o centro nervoso de todas as operações da marca na América do Sul.

  • COAMO moderniza Data Centers próprios Veja mais

    Maior cooperativa agroindustrial da América Latina se prepara para operar em velocidade de 10GbE e prover mais agilidade aos serviços prestados aos seus 22 mil cooperados, em 114 unidades espalhadas por 60 municípios do sul e centro-oeste do Brasil.