Digite o código para ir direto ao produto



Nova rede de comunicação da Honda é Furukawa


A Honda encerrou o ano de 2007 com excelentes resultados em seus três segmentos de atuação: motocicletas, automóveis e produtos de força. A Moto Honda da Amazônia obteve a marca histórica de 10 milhões de motocicletas produzidas e continua na liderança do setor. Com um incremento de 27% em relação a 2006, a Honda Automóveis do Brasil fechou o ano passado com mais uma marca histórica: 85.748 unidades comercializadas, consolidando-se como a quinta maior fabricante nacional de carros, enquanto que a área de Produtos de Força ampliou a sua participação de mercado. 

Neste cenário de crescimento e para atender as novas demandas da marca, a Honda acaba de inaugurar nova sede no Morumbi - Zona Sul de São Paulo, onde estão as áreas administrativas e negócios da Honda Automóveis, Moto Honda da Amazonia e Honda Sistemas Financeiros, antes localizados em diferentes regiões da capital. "O novo site foi criado com o objetivo de centralizar a administração de todas as operações da Honda na América do Sul", revela Carlos R. Katayama, gerente geral de Tecnologia da Informação da Honda América do Sul. 

Para a construção da nova infra-estrutura de rede do prédio, que agora suporta a comunicação de voz analógica e IP e a transmissão de dados e imagens com alta velocidade e precisão em cinco pavimentos (três andares, mezanino e térreo, onde está o Centro de Processamento de Dados), a Honda investiu cerca de R$ 1 milhão. O projeto levou em consideração fatores importantes da tecnologia aplicada, como velocidade de transmissão, segurança e disponibilidade. "Aproveitamos a mudança predial para modernizar a rede da companhia e suportar os novos sistemas de comunicação wireless, aplicações de telefonia, o data center e as redes redundantes; tudo funcionando de maneira estável e atendendo demandas de mais de 1.000 usuários conectados", revela José Donizete Sabadini, especialista em tecnologia da informação e um dos principais responsáveis pelo projeto. 

Outros aspectos considerados envolveram da qualidade dos materiais empregados nos produtos até a capacidade de rendimento, flexibilidade e crescimento futuro das soluções de cabling, que levaram a indústria automobilística a optar pela tecnologia Furukawa, contratando o instalador credenciado TM Solutions para os serviços de instalação. "As soluções da Furukawa atendem a todos os quesitos técnicos e demandas indispensáveis para a Honda, inclusive custo-benefício", observa Marivaldo Costa, diretor comercial da TM Solutions. 

Diferencial importante do complexo projeto de execução ficou por conta do cumprimento do cronograma acordado, graças ao moderno sistema de logística Just in Time da Furukawa com pré-estocagem de materiais para rápido atendimento à demanda do cliente, que tinha todo um processo organizado para a mudança física das unidades à nova sede. 

 

Tecnologia e Processos 

"Ao todo foram instalados 5000 pontos de rede com Furukawa CAT. 6, que permitem a transmissão de informações até 1Giga, além das fibras ópticas", diz o diretor comercial da TM Solutions. Para elaboração do projeto, o instalador levou em consideração o modelo de ocupação de espaço aplicado pela Honda. "Trabalhamos em mesas sem divisórias, que permitem mudanças de configuração física com freqüência", observa Sabadini da Honda. "Por isso criamos um layout flexível, no qual a quantidade de pontos de rede e a capilaridade dos cabos foram pensadas e instaladas de maneira a assegurar a mobilidade e permitir acesso à rede qual seja a organização do espaço físico e das estações de trabalho sem a necessidade de novos investimentos ou reformas", continua Sabadini que considera a obra um sucesso. "Atualmente a gestão da rede é muito mais fácil e a comunicação estável. Os resultados são extremamente positivos, pois investimos em soluções robustas e confiáveis, certificadas internacionalmente e em conformidade com todas as normas exigidas pela companhia". 

Para o integrador da Furukawa, o acompanhamento de todos os processos pelo fabricante é fator essencial para resultados tão bem-sucedidos.  "Do planejamento do projeto feito sob demanda para a Honda até a entrega da obra, a Furukawa nos deu total assistência e suporte, realizando ao final a vistoria que garante os altos padrões exigidos pela marca", finaliza Costa. 

A atual rede de comunicação da Honda tem Garantia Estendida 25 anos pela Furukawa. 

Soluções utilizadas nesse projeto

  • ENTERPRISE
    ENTERPRISE

    Flexibilidade. Um sistema de cabeamento estruturado para edifícios corporativos que permite o crescimento dinâmico dos sistemas e espaços.

Outros Projetos

  • Centro de Eventos FIERGS moderniza rede com Laserway Furukawa Veja mais

    Centro de Eventos FIERGS moderniza rede com Laserway Furukawa

    Centro de Eventos da Federação das Indústrias do RS garante segurança no acesso à Internet para 12 mil usuários simultaneamente e reduz custos com energia capaz de abastecer 92 residências/mês

  • Localiza: a maior rede de aluguel de carros do Brasil investe em Call Center de pura tecnologia Veja mais

  • Pfizer: fábrica de Guarulhos investe em IT Green Veja mais

    Projeto desenvolvido e implementado pela Added é inovador dentro da companhia e reduziu em cerca de 75% os chamados para problemas de rede

  • Rede Furukawa garante sucesso da operação FutebolCard Veja mais

    Com a tecnologia do fabricante, que provê segurança e disponibilidade para o tráfego de dados, torcedores têm entrada garantida aos campos de futebol com cartão de crédito como ingresso.

  • Royal Palm Plaza Resort Soluções Cinco Estrelas Veja mais

    Os hotéis de luxo no Brasil investem em infraestrutura.

  • Colégio Dante Alighieri moderniza sua infraestrutura de comunicação Veja mais

    Com tecnologias avançadas da marca Furukawa, nova rede de acesso à informação com backbone óptico a 10Gbps atende mais de seis mil alunos, professores, pais e colaboradores administrativos diariamente

  • Rede da Comgás é certificada pelo Projeto IT Green da Furukawa Veja mais

    Materiais substituídos de cabeamento estruturado e acessórios viraram matéria prima para outras indústrias. A redução do uso de energia com o descarte pode alimentar 90 residências em um mês

  • COAMO moderniza Data Centers próprios Veja mais

    Maior cooperativa agroindustrial da América Latina se prepara para operar em velocidade de 10GbE e prover mais agilidade aos serviços prestados aos seus 22 mil cooperados, em 114 unidades espalhadas por 60 municípios do sul e centro-oeste do Brasil.