Digite o código para ir direto ao produto



Colégio Dante Alighieri moderniza sua infraestrutura de comunicação


Com mais de quatro mil alunos, o Colégio Dante Alighieri é uma das mais tradicionais escolas de São Paulo. Fundada há 100 anos por um grupo de imigrantes italianos, esta instituição de ensino particular segue uma filosofia educacional de incentivo às crianças e jovens, utilizando-se de técnicas e metodologias modernas para que se tornem indivíduos participativos na sociedade, com visão critica da realidade atual.

Com cinco prédios, que vão de dois a oito andares reunidos em um único quarteirão próximo ao parque Trianon, na capital paulista, os gestores do Dante Alighieri não medem esforços para dinamizar o processo de formação educacional e a sua administração, buscando promover uma real integração entre a escola, seus alunos, pais e colaboradores e, desses, com as diversas fontes do conhecimento.

Para acompanhar o ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico atual, particularmente o avanço da internet e as suas evoluções – a web 2.0 e o desenvolvimento das redes sociais, hoje parte inerente da cultura das crianças e adolescentes no mundo todo -, a diretoria de Tecnologia da Informação do Dante precisou modernizar a sua infraestrutura de comunicação. “A infraestrutura que tínhamos era inconstante e o acesso aos conteúdos nem sempre estava disponível dentro das salas de aula. Construímos então uma nova rede de comunicações, dando um salto significativo na dinâmica de acesso à informação que servirá, no mínimo, para os próximos dez anos”, diz Eduardo Lucas, gerente de TI do Colégio Dante Alighieri.

No ano passado, o executivo coordenou o projeto de modernização tecnológica do Dante, optando pela tecnologia do fabricante Furukawa para garantir a disponibilidade e a segurança ao intenso tráfego de informações gerado por mais de seis mil pessoas diariamente. A instalação da infraestrutura foi executada pela Interface Soluções Tecnológica, integrador credenciado pela marca, e envolveu 1.093 pontos de acesso por meio de cabeamento estruturado Furukawa CAT.6. “Esses pontos servem à comunicação dos diversos computadores das salas de aula com lousas digitais, dos laboratórios de informática e de robótica e dos equipamentos das áreas administrativas, como compras, contabilidade, financeiro, marketing, diretorias e secretaria, além da rede wireless paralela para acesso à internet pelos pais e visitantes”, conta Eduardo. 

Segundo o executivo, duas centrais de processamento de dados (CPDs), cada uma em um prédio diferente, reúnem 23 racks fechados de diferentes dimensões utilizando os Distribuidores Internos Ópticos (DIOs) A230 da Furukawa, que facilitam a operação e o gerenciamento da rede convergente, que integra voz, dados e imagens. “Estas salas se comunicam com o Backbone óptico instalado, onde foram usados aproximadamente 3.200 metros de fibra óptica especial suportando uma velocidade de 10 Gbps. Isso tudo em hot backup, ou seja, se um dos servidores cair, o outro entra em ação mantendo a rede 100% disponível”, explica Eduardo Lucas.

Pela complexidade do projeto, com desmontagem da antiga rede, cujo material foi entregue ao projeto IT Green da Furukawa para reaproveitamento de matéria prima por outras indústrias, e a construção da nova via de acesso do Dante Alighieri, tudo aconteceu em apenas seis meses. Segundo o gerente de TI da instituição, o relacionamento com a equipe de integração foi excelente, dispensando qualquer intervenção ou auxílio da Furukawa. “O pessoal da Interface é fantástico, admito que a empresa é o melhor parceiro de tecnologia que tivemos nos últimos anos, representando fielmente os critérios de qualidade de atendimento requeridos pela Furukawa”, observa Eduardo.

Resultados imediatos – Além de dinamizar o acesso à informação, permitindo que o uso da tecnologia seja constante pela rede de alta disponibilidade para toda a população do Colégio Dante Alighieri, a escola pode, logo na entrega da nova infraestrutura, em agosto de 2009, se beneficiar da tecnologia adotada anteriormente para o Ensino à Distância (EAD). “Concluímos o projeto justamente na época de ameaça de pandemia da Gripe H1N1”, conta Eduardo Lucas. “Foi então que, pelo alto desempenho da rede tivemos a aprovação do MEC para uso da metodologia para manter as aulas usando a internet como ferramenta. Dos 13 dias em que os nossos alunos ficaram afastados pelo risco de contração da gripe, apenas três tiveram que ser repostos. Os outros 10 dias, quando as aulas foram ministradas pela web valeram como presenciais. A nova rede também proporcionou isso”, finaliza o gerente de TI da escola particular.

Soluções utilizadas nesse projeto

  • ENTERPRISE
    ENTERPRISE

    Flexibilidade. Um sistema de cabeamento estruturado para edifícios corporativos que permite o crescimento dinâmico dos sistemas e espaços.

Outros Projetos

  • Centro de Eventos FIERGS moderniza rede com Laserway Furukawa Veja mais

    Centro de Eventos FIERGS moderniza rede com Laserway Furukawa

    Centro de Eventos da Federação das Indústrias do RS garante segurança no acesso à Internet para 12 mil usuários simultaneamente e reduz custos com energia capaz de abastecer 92 residências/mês

  • Localiza: a maior rede de aluguel de carros do Brasil investe em Call Center de pura tecnologia Veja mais

  • Pfizer: fábrica de Guarulhos investe em IT Green Veja mais

    Projeto desenvolvido e implementado pela Added é inovador dentro da companhia e reduziu em cerca de 75% os chamados para problemas de rede

  • Rede Furukawa garante sucesso da operação FutebolCard Veja mais

    Com a tecnologia do fabricante, que provê segurança e disponibilidade para o tráfego de dados, torcedores têm entrada garantida aos campos de futebol com cartão de crédito como ingresso.

  • Royal Palm Plaza Resort Soluções Cinco Estrelas Veja mais

    Os hotéis de luxo no Brasil investem em infraestrutura.

  • Nova rede de comunicação da Honda é Furukawa Veja mais

    Fabricante do setor automotivo investe em moderno sistema de alta velocidade da sua nova unidade em São Paulo, hoje o centro nervoso de todas as operações da marca na América do Sul.

  • Rede da Comgás é certificada pelo Projeto IT Green da Furukawa Veja mais

    Materiais substituídos de cabeamento estruturado e acessórios viraram matéria prima para outras indústrias. A redução do uso de energia com o descarte pode alimentar 90 residências em um mês

  • COAMO moderniza Data Centers próprios Veja mais

    Maior cooperativa agroindustrial da América Latina se prepara para operar em velocidade de 10GbE e prover mais agilidade aos serviços prestados aos seus 22 mil cooperados, em 114 unidades espalhadas por 60 municípios do sul e centro-oeste do Brasil.