Digite o código para ir direto ao produto



Centro de Eventos FIERGS moderniza rede com Laserway Furukawa

Centro de Eventos da Federação das Indústrias do RS garante segurança no acesso à Internet para 12 mil usuários simultaneamente e reduz custos com energia capaz de abastecer 92 residências/mês

Com a missão de promover soluções em espaços, serviços e equipamentos para a realização de eventos, o Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), adotou a Solução Laserway da Furukawa com o objetivo de modernizar a sua rede de comunicação corporativa. O novo ambiente de rede, implantado pela Pilatel, integrador credenciado pela marca em Porto Alegre/RS, além de proporcionar mais flexibilidade às demandas do Centro de Eventos FIERGS, garante disponibilidade, segurança e redução significativa dos custos de energia e manutenção.

“Agora oferecemos tecnologia de ponta, com infraestrutura em fibra óptica. Em termos práticos, com a modernização, nossos clientes ganham estabilidade e velocidade de conexão. As melhorias com a implantação do inovador sistema Laserway da Furukawa permite ainda flexibilidade e futura expansão da rede com total segurança e possibilidade de hospedagem de servidor dos próprios clientes do Centro de Eventos. O investimento nesta tecnologia comprova o quanto estamos na vanguarda e alinhados com as necessidades do mercado", diz Mauricio Duval Macedo, gerente geral do Centro de Eventos FIERGS.

De acordo com Macedo, era necessária a implantação de uma solução mais eficaz para o acesso à Internet. A antiga rede de cabeamento estruturado estava começando a deixar de atender as demandas. “Ficávamos mais restritos, dependendo de conexões wireless, o que nem sempre nos atendiam com a agilidade e a segurança que nossos negócios requerem”, observa o executivo.

Atualmente, o novo ambiente tecnológico do Centro de Eventos FIERGS atende a 12 mil usuários simultaneamente. Foram instalados pontos ópticos para atendimento de estandes em qualquer área do pavilhão, permitindo mais flexibilidade para as demandas de cada evento realizado no local. Na sala técnica há um equipamento que gerencia toda a rede, não sendo necessária a configuração de portas de forma descentralizada. Os cabos de fibra óptica têm proteção para ambientes agressivos e são distribuídos pelo pavilhão por meio de canaletas.

Macedo diz que o sistema ainda permite a expansão da rede, sem a necessidade do lançamento de novas fibras, e o equipamento ativo principal pode ser ampliado apenas com a instalação de mais módulos de serviços. Outra vantagem, segundo o executivo, é que o controle dos pontos da rede é feito por um equipamento centralizador, facilitando as configurações de segurança e evitando invasões.

“Como o acesso se dá a muitos usuários, a questão de segurança para nós é bastante crítica e neste quesito estamos amplamente assegurados”, comenta Macedo.

A solução ainda permitiu a diminuição do consumo de energia em 13.776 kwh, potência suficiente para abastecer 92 residências por um mês. “A tecnologia agregou valor ao nosso negócio. Podemos realizar qualquer tipo de evento com segurança. Agora já podemos implementar um sistema broadcast de alta definição para a transmissão online de nossas feiras e congressos”, observa o Gerente Geral.

GREEN IT FURUKAWA – Durante o processo de modernização, o Centro de Eventos FIERGS decidiu participar do Programa Green IT da Furukawa. Desta forma, todos os materiais anteriores foram doados para reciclagem. Foram 247.158 kg de antigos cabos e conectores que passam a ter suas matérias primas utilizadas por outras indústrias, como as de plástico e cobre, por exemplo. Ao participar do Programa, o Centro de Eventos FIERGS também evitou que 123.579 kg de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais comuns. Outro benefício foi a redução do consumo de 2.362.830 Kwh, energia suficiente para abastecer 15.752 residências durante um mês.

"Poder cuidar do Meio Ambiente por meio de iniciativas sustentáveis só traz ótimos benefícios para nós e para toda a sociedade. Alinhar isso a melhorias tecnológicas é uma grande satisfação", finaliza Macedo.

Sobre o centro de Eventos FIERGS (www.centrodeeventosfiergs.com.br) - Multifuncionalidade, infraestrutura, tecnologia e localização privilegiada são algumas das características que fazem do Centro de Eventos FIERGS o lugar certo para a realização de eventos de todos os tipos e portes. Essas características ficam evidenciadas através de espaços interligados e moduláveis, perfeitamente adaptáveis a qualquer tipo de evento, com uma área total de 36.724,85m². Dessa forma, torna-se ideal para congressos, convenções, feiras, shows, recepções, premiações, formaturas e muito mais. Com estacionamento para 3.100 vagas, acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), ambientes climatizados, serviço de emergências médicas com ambulatório equipado e técnico de enfermagem de plantão (Área Protegida para ambulância) e monitoramento eletrônico da segurança são alguns aspectos de infraestrutura que merecem destaque, além dos serviços de suporte disponibilizados ao cliente. O Centro de Eventos FIERGS conta com tecnologia em equipamentos para iluminação cênica, sonorização de ambientes e multimídia, além de internet banda larga, videoconferência e telefonia digital.

Outros Projetos

  • Localiza: a maior rede de aluguel de carros do Brasil investe em Call Center de pura tecnologia Veja mais

    Localiza: a maior rede de aluguel de carros do Brasil investe em Call Center de pura tecnologia

  • Pfizer: fábrica de Guarulhos investe em IT Green Veja mais

    Projeto desenvolvido e implementado pela Added é inovador dentro da companhia e reduziu em cerca de 75% os chamados para problemas de rede

  • Rede Furukawa garante sucesso da operação FutebolCard Veja mais

    Com a tecnologia do fabricante, que provê segurança e disponibilidade para o tráfego de dados, torcedores têm entrada garantida aos campos de futebol com cartão de crédito como ingresso.

  • Royal Palm Plaza Resort Soluções Cinco Estrelas Veja mais

    Os hotéis de luxo no Brasil investem em infraestrutura.

  • Colégio Dante Alighieri moderniza sua infraestrutura de comunicação Veja mais

    Com tecnologias avançadas da marca Furukawa, nova rede de acesso à informação com backbone óptico a 10Gbps atende mais de seis mil alunos, professores, pais e colaboradores administrativos diariamente

  • Nova rede de comunicação da Honda é Furukawa Veja mais

    Fabricante do setor automotivo investe em moderno sistema de alta velocidade da sua nova unidade em São Paulo, hoje o centro nervoso de todas as operações da marca na América do Sul.

  • Rede da Comgás é certificada pelo Projeto IT Green da Furukawa Veja mais

    Materiais substituídos de cabeamento estruturado e acessórios viraram matéria prima para outras indústrias. A redução do uso de energia com o descarte pode alimentar 90 residências em um mês

  • COAMO moderniza Data Centers próprios Veja mais

    Maior cooperativa agroindustrial da América Latina se prepara para operar em velocidade de 10GbE e prover mais agilidade aos serviços prestados aos seus 22 mil cooperados, em 114 unidades espalhadas por 60 municípios do sul e centro-oeste do Brasil.